• Eixo Território
  • C.E. João Borges de Moraes
  • Data: 22/06/2023

Em parceria com o Instituto de Biologia/ Departamento de Ecologia, alunos do CE Professor João Borges de Moraes conheceram o recém-restaurado manguezal da Cidade Universitária do Fundão acompanhados pela professora Rita Vilanova do mesmo setor e de quatro dos seus alunos da graduação.

Os alunos foram divididos em grupos e cada um deles foi acompanhado por um dos educadores (professores e graduandos de Biologia) na trilha do manguezal da Cidade Universitária (região próxima à linha amarela e de frente para a Maré). Durante o percurso os estudantes foram provocados a reconhecer as características do solo (cor, cheiro, textura) e as espécies florísticas presentes (mangue- vermelho, mangue-preto e mangue-branco).

Por meio da diferenciação das espécies de árvores de mangue, os alunos puderam perceber suas adaptações às condições físico-químicas deste ecossistema, como as lenticelas, raízes-escoras e propágulos, por exemplo. Foi possível observar pequenos animais que resistem e vivem regularmente ou visitam o local para sua alimentação e esconderijo (caranguejos, aves e peixes), apesar da poluição presente.

Após a trilha, os participantes preencheram o relatório, observaram a Maré ao fundo e plantaram duas mudas de mangue-vermelho. A visita ao manguezal, além de muitas informações, possibilitou quebras de estereótipos como o de que esse ecossistema é um lugar sujo, sem vida e mal cheiroso por causa da poluição.