As Escolas

Veja onde o projeto é aplicado na prática.

Escola Municipal Bolivar

A Escola Municipal Bolívar (ou Ginásio Educacional Tecnológico -GET- Bolívar) está localizada no bairro do Engenho de Dentro na cidade do Rio de Janeiro. A unidade escolar atende alunos do segundo segmento, ofertando os 7º, 8º e 9º anos. A escola funciona em turno único (07h:30min às 14h:30min) disponibilizando as disciplinas obrigatórias (ciências, educação física, geografia, história, inglês, matemática e português) e as diversificadas (círculo de leitura, eletiva, estudo orientado, projeto de vida e projeto integrador).

Os alunos atendidos são oriundos do bairro onde a escola está situada e das comunidades vizinhas. Eles apresentam boa socialização, uma vez que a maioria vem da mesma escola de origem. Os profissionais da unidade escolar são empenhados em oferecer um ensino de qualidade, auxiliando os alunos a desenvolverem habilidades que contribuirão para vida pessoal, profissional e social contribuindo para uma sociedade mais consciente.

Colégio João Borges de Moraes[1]

O Colégio João Borges de Moraes é uma escola de Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro, que tem como diferencial além do ensino regular, o curso profissionalizante de empreendedorismo, parceria realizada pela Secretaria de Educação com o Sebrae. O equipamento fora construído no ano de 2014 no território da Maré, especificamente na localidade chamada Nova Holanda. Entretanto, o efetivo funcionamento da unidade escolar ocorre somente em 2018, após intensas negociações entre sociedade civil e governo do Estado.

O colégio tem como características uma gestão escolar e corpo docente em sua maioria composta por profissionais oriundos do território da Maré e que em algum momento de suas vidas estiveram, ou ainda estão, envolvidos em processos de transformação daquela realidade. Outro aspecto é a construção de espaços democráticos onde toda a comunidade escolar seja capaz de tomar decisões sobre os rumos da instituição. Para isso, como rotina e cultura, assembleias são convocadas para que alunos, professores e responsáveis possam participar ativa e diretamente dos processos internos de forma horizontal.

[1] Parte deste texto é fruto da Tese de Doutorado intitulada: “ Práticas educativas e projetos sociais que disputam a vida de jovens negros e pobres em territórios de favelas; um estudo sobre a Maré; Gomes, André; Puc Rio , 2021