- Data de execução: 14/11/2023
- Eixo do projeto: Identidade
- Escola Bolívar – Ciências – 2023.2
Para a execução dessa etapa, foi necessário que os alunos soubessem conceitos de Genética, para isso, foi realizado uma aula expositiva que continha os seguintes tópicos: o que é genética; qual a importância da genética nos dias atuais; o que é gene; hereditariedade e ancestralidade, genótipo e fenótipo. Logo após a explanação, os alunos realizaram uma atividade que relacionava o gene recessivo e o gene dominante em ratos, onde os alunos pintaram o gene dominante (AA) da cor azul e o recessivo (aa) de amarelo e mesclar as cores no heterozigoto (Aa). O objetivo dessa atividade é explicar a variabilidade genética entre os seres vivos. Logo após a finalização dessa atividade, foi pedido aos estudantes um autorretrato evidenciando suas características fenotípicas, como eles se veem. O desenho intitulado “Como eu me pareço!” além de conter o autorretrato também solicitava a autodeclaração em relação à raça/etnia do aluno, para isso utilizou-se as cinco classificações segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): negro, branco, pardo, amarelo e indígena. Para uma boa representação foram utilizados na atividade cores de lápis tons da pele contendo seis tonalidades e lã com cores diferentes para a coloração e textura do cabelo.