• Eixo do projeto: Meio Ambiente e Saúde
  • Colégio João Borges
  • Data de execução: 26/07/2024

Nessa ação os alunos compartilharam suas impressões e sentimentos propiciados pela visita ao Jardim Botânico, compararam essa região da cidade ao local onde vivem em relação a qualidade do ar, aos serviços públicos como a limpeza urbana e segurança, ao paisagismo, aos espaços para prática de atividades físicas ao ar livre e de contemplação da natureza, além de realizarem a atividade de verificação da aprendizagem, os Enigmas botânicos.

A atividade consistia em descobrir cinco plantas a partir de informações/pistas específicas construídas em formato de enigmas de caráter histórico, cultural e botânico. Os alunos precisavam escrever as espécies e lembrar se as mesmas eram nativas ou exóticas e sua importância (culinária, religiosa, paisagística, medicina, estética, etc).

Para encerrar, os estudantes foram provocados a pensar possíveis intervenções no colégio para aumentar o contato com a natureza. Eles, então, entenderam que a implementação de uma horta escolar poderia ser um caminho nesse sentido, contribuindo inclusive, para a melhora da qualidade da alimentação oferecida na escola e da saúde dos alunos.