- Data de execução: ?
- Eixo do projeto: Identidade
- Escola Municipal Bolívar
Em iniciativa interdisciplinar, as equipes de História e Ciências lançaram uma atividade para compreender melhor o perfil identitário de seus alunos e promover a diversidade racial e cultural no ambiente escolar.
Para essa atividade foi criado um formulário online. As alunas do programa Jovens Talentos Sophia Sol e Sarah Avelar, com ajuda de alunos voluntários, visitaram todas as salas de aula da escola para entrevistar os demais alunos, explicando a importância da pesquisa.
Após a fase inicial , as respostas dos alunos foram analisadas a fim de identificar padrões e tendências relacionados à raça e à cultura. O resultado foi surpreendente e demonstrou uma discrepância entre a forma como os alunos se vêm e a realidade, o que evidenciou a urgência em instruir melhor os estudantes sobre as questões da heteroidentificação e conscientizá-los sobre a importância de reconhecer a diversidade etnico-racial e fazer da escola um espaço mais inclusivo para todos.
Na última etapa, os alunos do 9º ano foram divididos em grupos e produziram um folder com os resultados da pesquisa e informações sobre a importância da heteroidentificação.