Linha do Tempo

Nossas atividades ao longo do tempo.

2022

1. MAIO – Visita técnica às escolas e definição das parcerias com Colégio Estadual João Borges de Moraes (Maré) e E.M. Bolívar (Engenho de Dentro)

2. AGOSTO – Seleção dos bolsistas licenciandos

3. OUTUBRO – Integração da comunidade de aprendizagem.

4. Introdução dos licenciandos às escolas parceiras.

2023

5. JANEIRO – Definição dos eixos estruturantes: (i) território/processos de identificação, (ii) memória e temporalidade e (iii) meio ambiente e saúde.

6. MARÇO – visita de estudo ao Museu da Maré e ao Museu da Vida (Fiocruz) pelo Colégio João Borges.

7. ABRIL – Equipe faz visita de estudo à exposição Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática na Casa da Ciência/ UFRJ.

MAIO

8. Escola Bolivar faz visita de estudo ao Museu do Amanhã para conhecer o espaço e sua potencialidade educativa.

9. Apresentação do projeto no Seminário Ensino de História e Projetos de Extensão: Encontros entre Universidade e Escola, ocorrido na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10. Apresentação de trabalho na 12ª Semana de Integração Acadêmica (SIAc) da UFRJ. Título: Projeto Tecendo Conhecimento: construindo uma comunidade de aprendizagem. Autores: Maria Beatriz Faria; Laura Nascimento; e Matheus Souza.

11. Oficina na Bolívar – O Cortiço: pensando o território através da óptica da desigualdade.

12. Alunos da Bolívar refletem através do jogo “Detetives da energia” disponível no site do Museu da Light.

13. Os estudantes do terceiro ano do Colégio Estadual Professor João Borges foram convidados a refletir sobre as conexões do território da Maré com a Baía de Guanabara no cenário atual.

14. Alunos da João Borges visitam a exposição Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática na Casa da Ciência/ UFRJ.

15. (Re)Conhecendo o Território da Maré: o que os alunos da João Borges sabem sobre seu próprio território?

JUNHO

16. O que é energia? Os alunos da Bolívar foram pensar sobre.

17. Você conhece o local em que vive? Escola Bolívar refletindo sobre as condições de moradia.

18. Escola Bolívar lança estudo de caso: Racismo ambiental x Energia.

19. Por que será que o território em que nossa escola se encontra chama-se Maré? Visita do Colégio João Borges ao Museu da Maré.

20. Como terá sido o território da Maré no passado? Aula-campo do Colégio João Borges na UFRJ (em parceria com o IB/UFRJ)

JULHO

21. Grafite na parede externa do Colégio João Borges sobre a Maré: passado, presente e futuro.

AGOSTO

22. Jogo interdisciplinar “10 Minutos” na Escola Bolívar.

23. Roda de conversa sobre os movimentos sociais ocorridos na Primeira República na João Borges

SETEMBRO

24. Alunos da Bolívar investigam raízes familiares e descobrem laços com os movimentos migratórios históricos que ocorreram nos séculos XIX e XX.

OUTUBRO

25. Visita de estudo ao MuhCab (Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira) e ao Museu de Arte do Rio.

26. Atividade de auto representação por meio de desenhos e texturas na Bolivar.

27. Conhecendo o perfil identitário da Escola Municipal Bolívar.

28. Colégio João Borges levanta a discussão de raça, fenótipo e genótipo.

29. Apresentação de comunicações na XVII Semana de História Política/UERJ.

30. Palestra na Bolivar: Quem tem direito às cotas raciais: construindo identidade e pertencimento social”.

31. Como eu me pareço! Atividade de auto representação por meio de desenhos e texturas na Bolivar.

32. Como funciona a evolução? – aula sobre evolução na Bolívar.

33. Atividade Cara e Coroa na Bolívar.

NOVEMBRO

34. Para além da sala de aula: visita à Pequena África com o Instituto Pretos Novos pela João Borges.

35. Realização do V Seminário de Ensino de História nas redes de formação: Transgressões curriculares.

DEZEMBRO

36. Alunos da Escola Municipal Bolívar visitam o Museu de História e Cultura Afro-Brasileira.

2024

ABRIL

37. Apresentação na XLV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica e Cultural da UFRJ – JICTAC (UFRJ). Licenciandas Maria Beatriz Faria e Laura Nascimento.

38. Bolívar discute sobre biodiversidade.

39. Doenças e marcos históricos é o tema da Bolivar.

JULHO

40. João Borges realiza aula- campo no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

41. Enigmas botânicos e o eixo meio ambiente e saúde no Colégio João Borges.

AGOSTO

42. Meio ambiente para além das Ciências: aula sobre História, guerras e impacto ao meio ambiente no Colégio João Borges.

43. Jogo Torta do Conhecimento HC (História e Ciências) na Bolívar.

44. Escola Bolívar visita o Museu Histórico da Cidade (MHC).

45. Saberes tradicionais, tipos de ervas e visita à Agrofloresta do MUDA/UFRJ, com apoio do LUTES/UFRJ e do TTC (Terra, Trabalho e Cuidado) – Colégio João Borges.

46. Alunos da João Borges planejam horta do colégio e visitam a horta do Vida Real (ONG parceira e vizinha).

47. Estudantes da João Borges colocam a mão na terra e plantam por uma alimentação melhor.

2025

48.  FEVEREIRO – Escola Bolívar recebe materiais pedagógicos – Durante o recesso escolar, a Escola Municipal Bolívar recebeu materiais custeados pelo programa “Apoio à Melhoria das Escolas da Rede Pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro” da Faperj. Cumprindo com o objetivo de apoiar iniciativas voltadas à melhoria da escola pública, os alunos e professores agora têm à disposição livros paradidáticos, jogos educacionais e acessórios de laboratório para para incrementar as aulas, principalmente de História e Ciências. Nas fotos alunos do 9º ano se divertem…

 

2022

1. MAIO – Visita técnica às escolas e definição das parcerias com Colégio Estadual João Borges de Moraes (Maré) e E.M. Bolívar (Engenho de Dentro)

2. AGOSTO – Seleção dos bolsistas licenciandos

3. OUTUBRO – Integração da comunidade de aprendizagem.

4. Introdução dos licenciandos às escolas parceiras.

2023

5. JANEIRO – Definição dos eixos estruturantes: (i) território/processos de identificação, (ii) memória e temporalidade e (iii) meio ambiente e saúde.

6. MARÇO – visita de estudo ao Museu da Maré e ao Museu da Vida (Fiocruz) pelo Colégio João Borges.

7. ABRIL – Equipe faz visita de estudo à exposição Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática na Casa da Ciência/ UFRJ.

MAIO

8. Escola Bolivar faz visita de estudo ao Museu do Amanhã para conhecer o espaço e sua potencialidade educativa.

9. Apresentação do projeto no Seminário Ensino de História e Projetos de Extensão: Encontros entre Universidade e Escola, ocorrido na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10. Apresentação de trabalho na 12ª Semana de Integração Acadêmica (SIAc) da UFRJ. Título: Projeto Tecendo Conhecimento: construindo uma comunidade de aprendizagem. Autores: Maria Beatriz Faria; Laura Nascimento; e Matheus Souza.

11. Oficina na Bolívar – O Cortiço: pensando o território através da óptica da desigualdade.

12. Alunos da Bolívar refletem através do jogo “Detetives da energia” disponível no site do Museu da Light.

13. Os estudantes do terceiro ano do Colégio Estadual Professor João Borges foram convidados a refletir sobre as conexões do território da Maré com a Baía de Guanabara no cenário atual.

14. Alunos da João Borges visitam a exposição Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática na Casa da Ciência/ UFRJ.

15. (Re)Conhecendo o Território da Maré: o que os alunos da João Borges sabem sobre seu próprio território?

JUNHO

16. O que é energia? Os alunos da Bolívar foram pensar sobre.

17. Você conhece o local em que vive? Escola Bolívar refletindo sobre as condições de moradia.

18. Escola Bolívar lança estudo de caso: Racismo ambiental x Energia.

19. Por que será que o território em que nossa escola se encontra chama-se Maré? Visita do Colégio João Borges ao Museu da Maré.

20. Como terá sido o território da Maré no passado? Aula-campo do Colégio João Borges na UFRJ (em parceria com o IB/UFRJ)

JULHO

21. Grafite na parede externa do Colégio João Borges sobre a Maré: passado, presente e futuro.

AGOSTO

22. Jogo interdisciplinar “10 Minutos” na Escola Bolívar.

23. Roda de conversa sobre os movimentos sociais ocorridos na Primeira República na João Borges

SETEMBRO

24. Alunos da Bolívar investigam raízes familiares e descobrem laços com os movimentos migratórios históricos que ocorreram nos séculos XIX e XX.

OUTUBRO

25. Visita de estudo ao MuhCab (Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira) e ao Museu de Arte do Rio.

26. Atividade de auto representação por meio de desenhos e texturas na Bolivar.

27. Conhecendo o perfil identitário da Escola Municipal Bolívar.

28. Colégio João Borges levanta a discussão de raça, fenótipo e genótipo.

29. Apresentação de comunicações na XVII Semana de História Política/UERJ.

30. Palestra na Bolivar: Quem tem direito às cotas raciais: construindo identidade e pertencimento social”.

31. Como eu me pareço! Atividade de auto representação por meio de desenhos e texturas na Bolivar.

32. Como funciona a evolução? – aula sobre evolução na Bolívar.

33. Atividade Cara e Coroa na Bolívar.

NOVEMBRO

34. Para além da sala de aula: visita à Pequena África com o Instituto Pretos Novos pela João Borges.

35. Realização do V Seminário de Ensino de História nas redes de formação: Transgressões curriculares.

DEZEMBRO

36. Alunos da Escola Municipal Bolívar visitam o Museu de História e Cultura Afro-Brasileira.

2024

ABRIL

37. Apresentação na XLV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica e Cultural da UFRJ – JICTAC (UFRJ). Licenciandas Maria Beatriz Faria e Laura Nascimento.

38. Bolívar discute sobre biodiversidade.

39. Doenças e marcos históricos é o tema da Bolivar.

JULHO

40. João Borges realiza aula- campo no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

41. Enigmas botânicos e o eixo meio ambiente e saúde no Colégio João Borges.

AGOSTO

42. Meio ambiente para além das Ciências: aula sobre História, guerras e impacto ao meio ambiente no Colégio João Borges.

43. Jogo Torta do Conhecimento HC (História e Ciências) na Bolívar.

44. Escola Bolívar visita o Museu Histórico da Cidade (MHC).

45. Saberes tradicionais, tipos de ervas e visita à Agrofloresta do MUDA/UFRJ, com apoio do LUTES/UFRJ e do TTC (Terra, Trabalho e Cuidado) – Colégio João Borges.

46. Alunos da João Borges planejam horta do colégio e visitam a horta do Vida Real (ONG parceira e vizinha).

47. Estudantes da João Borges colocam a mão na terra e plantam por uma alimentação melhor.

2025

48.  FEVEREIRO – Escola Bolívar recebe materiais pedagógicos – Durante o recesso escolar, a Escola Municipal Bolívar recebeu materiais custeados pelo programa “Apoio à Melhoria das Escolas da Rede Pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro” da Faperj. Cumprindo com o objetivo de apoiar iniciativas voltadas à melhoria da escola pública, os alunos e professores agora têm à disposição livros paradidáticos, jogos educacionais e acessórios de laboratório para para incrementar as aulas, principalmente de História e Ciências. Nas fotos alunos do 9º ano se divertem…