• Data de execução: 26/5/2023 e 31/05/2023
  • Eixo do projeto: Território
  • Atividades realizadas pela equipe de História na Escola Municipal Bolivar 2023.1

No mês de abril aconteceu a oficina sobre o livro O Cortiço. Ela foi realizada pela professora Roberta Martins e o graduando Matheus Rodrigues. Na atividade, foram entregues aos alunos trechos do livro de autoria de Aluísio de Azevedo, para serem lidos em voz alta, e depois, fosse feita uma conversa sobre os elementos que abordavam o dia-a-dia dos personagens no cortiço, contextualizado no final do século XIX e início do XX.

O intuito da ação era estabelecer um ponto de partida para pensar, junto aos alunos, o surgimento dos territórios marginalizados pelo Estado. Após a leitura, foi conversado com os alunos sobre as demolições dos cortiços no Rio de Janeiro quando houve as reformas urbanas, fato que promoveu não só a destituição do espaço físico, mas também os laços de comunidade. Logo depois, foram mostradas também notícias atuais sobre ordens de despejo ocorridas no próprio bairro de Engenho de Dentro.

Através da discussão do livro e das notícias, estabelecemos uma linha de raciocínio que tenta demonstrar a continuidade da construção, por parte do Estado, de áreas marginalizadas para as quais as pessoas mais vulneráveis têm de se locomover. Para exemplificar esse fato, usamos a destruição do cortiço Cabeça de Porco, em 1893, que obrigou os moradores a subirem o morro conhecido hoje como Morro da Providência, no Centro do Rio de Janeiro.

Essa oficina foi um primeiro passo para, posteriormente, discutir a questão do racismo ambiental.