• Data de execução: 16/03/2024
  • Eixo do projeto: Identidade
  • Escola Municipal Bolivar

A professora Rebeca de Oliveira da SEEDUC e membro da comissão de heteroidentificação do IFRJ, conduziu uma palestra especial para os alunos sobre o tema “Quem tem direito às cotas raciais: construindo identidades e pertencimento social”. Durante a palestra, a professora explicou o processo de heteroidentificação e os critérios para validação das autodeclarações.

A atividade foi enriquecida por conexões com os conteúdos das aulas de Ciências que abordaram as “raças humanas”, e das aulas de História que trataram o legado da escravidão, as ondas migratórias e a formação da identidade brasileira. Essas conexões foram feitas para relacionar esses temas com a criação da política de cotas e os debates históricos que influenciaram sua implementação. Essa abordagem interdisciplinar permitiu aos alunos ampliar sua compreensão sobre as políticas de ações afirmativas e sua importância para a promoção da igualdade racial e o sentimento de pertencimento social.

Apesar do formato de palestra, a atividade ocorreu como uma conversa, pois durante toda a realização, o espaço para perguntas e colocações dos estudantes esteve aberto, promovendo um ambiente de diálogo e aprendizado mútuo.