Eixo Território
Colégio João Borges
Grafite na parede externa da escola do desenho da Maré: passado, presente e futuro
Ao longo do desenvolvimento das atividades sobre o eixo território, os alunos foram provocados a pensar em um desenho que sintetizasse suas experiências e pudesse ser grafitado em uma parede externa do colégio.
Roda de conversa sobre os movimentos sociais ocorridos na Primeira República brasileira
Bolsistas de história do projeto que atuam no C.E João Borges mediaram uma roda de conversa com a utilização de fontes primárias.
Como terá sido o território da Maré no passado? Aula-campo na UFRJ (em parceria com o IB/UFRJ)
Em parceria com o Instituto de Biologia/ Departamento de Ecologia, alunos do CE Professor João Borges de Moraes conheceram o recém-restaurado manguezal da Cidade Universitária do Fundão.
Por que será que o território onde nossa escola se encontra chama-se Maré? Visita ao Museu da Maré
Os alunos puderam investigar questões sobre o território da “Maré” no Museu da Maré. Lá, eles também refletiram quem foram os primeiros moradores do local e as condições que se apresentavam no passado.
(Re)Conhecendo o Território da Maré
Neste primeiro encontro para sensibilização sobre o assunto “Território”, a turma dividiu-se em três grupos e cada um recebeu um cartaz que apresentava questões norteadoras sobre território e a Maré, especificamente.
Para além da sala de aula: Visita à Casa da Ciência UFRJ!
Buscando explorar outros espaços de promoção de aprendizagem, os alunos do C.E João Borges foram desvendar a exposição presente na Casa da Ciência da UFRJ.